Turquia: Primeiro-ministro recebido por milhares de pessoas em Ancara

| Mundo
Porto Canal / Agências

Ancara, 09 jun -- O primeiro-ministro turco, Racep Tayyip Erdogan, recebeu hoje em Ancara o apoio de milhares de pessoas que o foram receber ao aeroporto e a quem dirigiu um discurso em que criminalizou os manifestantes que mantêm os protestos contra o governo.

Na mesma altura em que uma multidão se concentra de novo na Praça Taksim, em Istambul, para protestar contra o Executivo, os partidários de Erdogan receberem o primeiro-ministro na capital da Turquia com cânticos de apoio e gritos de "A tua nação está contigo".

"O povo deu-nos o poder e só o povo o pode tirar" proclamou o primeiro-ministro que sugeriu aos manifestantes a enfrentar o AKP, partido no poder, nas urnas durante as próximas eleições locais marcadas para 2014.

Erdogan voltou a dizer que os manifestantes são "sequestradores" a quem acusou de estar a agredir mulheres que usam o véu islâmico e de entrarem "com sapatos e garrafas de cerveja" no interior das mesquitas, não cumprindo desta forma os preceitos de acesso aos templos do Islão.

Com os seguidores a gritarem "Mantém-te firme, não te vergues, a tua nação está contigo" e "Estamos orgulhosos de ti", Erdogan denunciou supostos atos de vandalismo e afirmou que "os direitos e as liberdades não se conseguem com violência, mas sim dentro da lei".

O levantamento contra o governo de Erdogan começou há dez dias na cidade de Istambul na altura em que manifestantes se opuseram à destruição de uma zona verde (Parque Gezi) para a construção de um centro comercial tendo a intervenção da polícia feito mais de quatro mil feridos.

O protesto do Parque Gezi transformou-se num movimento nacional contra o governo que é acusado de autoritarismo.

PSP // VC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.