Aveiro ganha novo "postal" com abertura do acesso ao molhe norte

| País
Porto Canal com Lusa

Aveiro, 10 ago (Lusa) -- A Câmara de Aveiro vai inaugurar na segunda-feira um estradão que se encontrava vedado ao público, por estar dentro de uma zona militar, e que a partir de agora permitirá o acesso livre por terra ao molhe norte.

Segundo uma nota camarária, a obra, que representa um investimento de 100 mil euros, vai permitir visitar um dos "mais notáveis e belos locais de fruição paisagística" da costa aveirense.

"As pessoas têm o privilégio de ir contemplar a entrada da barra, o mar, ou o pôr-do-sol num paredão que entra 2,5 quilómetros mar adentro. Isto é uma coisa única", disse à Lusa o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves.

O autarca realça a importância desta obra em termos das ofertas diferenciadas de São Jacinto, como destino turístico.

"Esta é uma oferta muito grande que vamos dar às pessoas", disse Ribau Esteves, considerando que o facto de, a partir de agora, as pessoas poderem visitar de forma aberta e livre por terra o molhe norte será um contributo "muito importante" para o aumento do turismo naquela zona.

O estradão que foi criado para as obras de ampliação do molhe norte tem uma extensão de 2,4 quilómetros, sendo o ponto de partida o parque de estacionamento automóvel da praia, junto aos mastros das bandeiras.

A obra resultou de um protocolo celebrado entre a autarquia e o Regimento de Infantaria (RI) 10.

"Nós negociámos com o exército o uso público desse estradão. O terreno continua a ser militar. No entanto, para ter o uso livre, foi necessário fazer uma vedação junto ao estradão com três metros de altura", disse Ribau Esteves.

Além da colocação da vedação, a obra contemplou ainda a qualificação do caminho. A parte da vedação foi paga pelas duas entidades em partes iguais, enquanto a parte do estradão foi paga integralmente pela Câmara.

Numa fase posterior, a autarquia pretender negociar com a Administração do Porto de Aveiro, que é a dona do molhe, a qualificação do pavimento daquela estrutura.

A inauguração do estradão está agendada para as 19:00, encerrando a comemoração pelas 23:00 com um espetáculo de fogo-de-artifício lançado da ponta poente do molhe norte.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal é o 5.º país da UE com o salário médio mais baixo

Portugal é o 5.º país da União Europeia com o salário médio mais baixo, sendo as áreas da agricultura e pescas e alojamento e restauração os setores onde menos se ganha, de acordo com dados desta terça-feira divulgados pela Pordata.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.