Sporting: Comissão de Fiscalização aponta responsabilidade de Bruno de Carvalho pela situação "grave e antiestatutária criada" no clube

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 02 ago (Lusa) -- A Comissão de Fiscalização do Sporting justificou hoje a suspensão por um ano de Bruno de Carvalho com a circunstância de o ex-presidente ter sido "o principal artífice e responsável da situação grave e antiestatutária criada" no clube.

Em comunicado, a Comissão de Fiscalização (CF) adianta ainda que existia "matéria suficiente" para aplicar a Bruno de Carvalho a "sanção mais grave prevista" no Sporting - a expulsão de sócio -, mas que, atendendo a "atenuantes" e por respeito ao "passado do clube", optou por não o fazer.

"A segunda sanção mais grave, à data em que correram os factos (anteriores à Assembleia Geral de 23 de junho), era, pelos estatutos então em vigor, um ano de suspensão. Por ter sido, inegavelmente, o principal artífice e responsável da situação grave e antiestatutária criada, foi esta a pena que o CF aplicou ao ex-presidente Bruno de Carvalho", pode ler-se.

Entre as razões apontadas pela CF está a "oposição continuada e acirrada" de Bruno de Carvalho "à realização da Assembleia Geral de dia 23 de junho", "legalmente convocada pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, e que tinha entre os pontos da ordem de trabalhos a possibilidade de destituição do mesmo Conselho Diretivo".

"Esta AG apenas se realizou depois de intervenção judicial e dela resultou o afastamento, por 71% dos votos a favor, deste Conselho Diretivo", acrescentam.

A direção liderada por Bruno de Carvalho é ainda acusada de ter convocado "ilegalmente duas assembleias gerais" e de ter desrespeitado "não só órgãos sociais do Sporting, como diversos sócios sobre os quais não pouparam insultos".

"Todos estes factos são firmemente condenados pelos Estatutos e pelo Regulamento Disciplinar, que entrou em vigor em 17 de fevereiro passado", sublinha a CF.

Esta comissão indicou ainda que todos os visados - aos restantes elementos da direção, à exceção de Luís Roque, foi aplicada a pena de 10 meses de suspensão -- poderão apresentar recurso para a Assembleia Geral, nos termos dos Estatutos.

PGF // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Os órgãos eleitos para o quadriénio 2024-2028

27 de abril de 2024. 26.876 sócios estiveram no estádio do Dragão para eleger os órgãos sociais do clube para o quadriénio 2024-2028 e fazer deste o ato eleitoral mais participado de sempre.

Confira os resultados da 30.ª jornada da I Liga

Resultados da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que se disputa entre sexta-feira e segunda-feira:

FC Porto (Voleibol): Esgotados bilhetes para o jogo com o PV Colégio Efanor

Já não há bilhetes para o duelo entre FC Porto e Colégio Efanor, o quinto da final do play-off da Liga de voleibol (quarta-feira, 21h00, Porto Canal/FC Porto TV).