Sub-19 recebidos em ombros e com os olhos postos no Mundial

Sub-19 recebidos em ombros e com os olhos postos no Mundial
fpf
| Desporto
Porto Canal com Lusa

A seleção portuguesa de sub-19 foi hoje recebida em festa no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vinda da Finlândia, após a conquista do campeonato Europeu, com o triunfo diante da Itália, por 4-3, após prolongamento.

Cerca de duas centenas de pessoas aguardaram pela chegada dos campeões europeus de sub-19, cujo o voo aterrou pelas 21:20, tendo os jogadores saído quase uma hora depois.

João Filipe 'Jota', jogador do Benfica, foi o primeiro a falar. Com a alegria que era esperada, o autor de dois golos diante da 'squadra azzurra' considerou a conquista deste troféu um sonho tornado realidade e que projeta bem alto o nome de Portugal.

"No ano passado não nos foi possível vencer na Geórgia e este ano fomos com tudo, com todas as forças e felizmente conseguimos a vitória. Já o tínhamos conseguido nos sub-17, em Baku. Tudo acabou perfeito, porque conseguimos a vitória", disse.

Para Jota, não há dúvida que Portugal "tem uma geração fantástica", mas ainda é cedo em falar de reforços para a seleção A. Para já, apenas quer pensar no seu próprio futuro.

"Não quero dizer que seremos capazes de muito. É pensar dia-a-dia e conquistar aos poucos. Quero atingir o meu patamar. Gosto de Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, mas eu sou o Jota e quero fazer o meu caminho", rematou.

Hélio Sousa, selecionador nacional, não tem qualquer dúvida que muitos destes campeões podem municiar o conjunto orientado por Fernando Santos, contudo, há um caminho para percorrer e a prioridade passa, neste momento, por outro escalão.

"Temos tido um grupo excelente de pessoas, que estão disponíveis para aprender. Isso levou-nos a conquistar o campeonato da Europa de sub-17 e sub-19. Em sub-19, é a terceira vez que Portugal consegue estar na final. Há muitos jogadores que podem chegar à seleção A. O objetivo agora é o campeonato do mundo de sub-20", rematou.

Aliás, Diogo Queirós, jogador do FC Porto, diz que depois da conquista deste cetro o pensamento está precisamente aí. No campeonato do mundo.

"Já começámos a sonhar com o mundial de sub-20. Vamos preparar-nos da melhor maneira. Estou muito contente por ter ganho, garanto que vamos continuar a trabalhar para conseguir mais feitos", concluiu.

A seleção nacional será recebida na terça-feira pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelas 13:00, no Palácio de Belém, em Lisboa.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Treino matinal a pensar na última jornada da Liga

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para o jogo com o SC Braga (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal de Braga, a contar para a 34.ª e última jornada do campeonato.

Na mira da justiça. Dirigentes do Benfica suspeitos de desvio de 6 milhões de euros 

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária (PJ) têm fortes suspeitas de que o ex-líder das ‘Águias’ Luís Filipe Vieira, juntamente com Rui Costa, o antigo administrador da SAD dos encarnados, Domingos Soares Oliveira e o ex-assessor jurídico, Paulo Gonçalves, terão encetado, entre 2014 e 2020, um alegado plano para desviar cerca de seis milhões de euros dos cofres da Benfica SAD, através de contratos de intermediação de jogadores falsos.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.