Filomena Costa abdica da maratona dos Europeus de atletismo

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 jul (Lusa) - A uma semana dos Europeus e um dia antes da divulgação da seleção que rumará a Berlim, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) dá conta da ausência de Filomena Costa, a única maratonista portuguesa prevista para competir.

Segundo a página da FPA, "após uma avaliação conjunta onde participaram a atleta Filomena Costa, a sua treinadora Maria do Sameiro Araújo e a equipa multidisciplinar da FPA, decidiu-se pela não participação da atleta na maratona dos Campeonatos da Europa de Atletismo, competição que decorre entre 06 e 12 de agosto, em Berlim".

Adiante, a nota refere que "alguns problemas no período de preparação levaram à decisão conjunta desta não participação".

A atleta do Jardim da Serra, já selecionada, era a quarta portuguesa nas que tinham mínimos para Berlim, mas Jessica Augusto esteve lesionada grande parte da época e Catarina Ribeiro e Salomé Rocha preferiram apostar nas distâncias mais curtas, com ambas a terem mínimos nos 10.000 metros (tal como Sara Moreira e Inês Monteiro).

Sendo que nenhum atleta masculino tinha corrido a distância e obtido os mínimos, com esta ausência da atleta minhota, será a primeira vez que Portugal não terá qualquer concorrente na distância nos Campeonatos Europeus desde que a prova feminina foi integrada no programa e em que já conquistou cinco medalhas de ouro, três por Rosa Mota (Atenas'1982, Estugarda'1986 e Split'1990) e duas por Manuela Machado (Helsínquia'1994 e Budapeste'1998) e uma de bronze por Jéssica Augusto (Zurique'1914).

AMYF // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.