BE preocupado com alegadas descargas ilegais no rio Balsemão, em Lamego

BE preocupado com alegadas descargas ilegais no rio Balsemão, em Lamego
| Norte
Porto Canal com Lusa

O núcleo concelhio de Lamego do BE mostrou-se hoje preocupado com alegadas descargas ilegais de efluentes no rio Balsemão, que deixaram as águas com uma “cor acastanhada” e um “odor pérfido e nauseabundo”.

Em comunicado, o BE refere que o rio Balsemão, “que passa pela cidade de Lamego e desagua na margem esquerda do rio Varosa, infelizmente não parece ser exceção à poluição generalizada que se tem encontrado em cursos de água um pouco por todo o país”.

Isto porque, segundo o BE, nos últimos dias se verificaram “alterações significativas nas características da água, observáveis pela cor acastanhada e pelo odor pérfido e nauseabundo, junto ao Bairro da Ponte”.

Hoje de manhã, elementos do BE deslocaram-se ao local, tendo constatado as características da água “no preciso momento em que estaria a decorrer uma descarga”.

Atendendo a “esta situação anómala, lamentável e preocupante”, foram acionados “todos os meios de denúncia”, tendo sido formalizada “uma queixa junto das autoridades competentes para que se proceda à análise da qualidade da água e à identificação do problema e da origem”, refere.

“Confirmando-se a situação de crime ambiental, lutaremos até às últimas consequências para que os autores sejam severamente punidos”, garante o BE.

No entender da estrutura partidária, poderá estar em causa “não só um crime ambiental, mas também a saúde pública” e, portanto, apela ao município “para que, em conjunto com as autoridades de saúde, use os meios à disposição para diagnosticar e resolver o problema o mais rapidamente possível”.

O BE recorda que “esta questão da poluição no rio Balsemão e noutros cursos de água é já uma problemática recorrente no concelho, seja neste mesmo local (geralmente no inverno), no rio Coura (mais evidente nas localidades de Medelo e Lages) ou em Cambres”.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.