Presidente da República promulga alargamento da vigência de alguns benefícios fiscais

Presidente da República promulga alargamento da vigência de alguns benefícios fiscais
| Política
Porto Canal com Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta segunda-feira o alargamento do período de vigência de alguns benefícios fiscais.

"O Presidente da República promulgou hoje o diploma da Assembleia da República que prorroga a vigência de determinados benefícios fiscais, alterando o Estatuto dos Benefícios Fiscais [EBF]", lê-se na informação disponibilizada na página da Assembleia da República.

Em 29 de junho, o parlamento aprovou, em votação final global, uma proposta de lei do Governo que prorroga provisoriamente a vigência de 15 benefícios fiscais até à avaliação definitiva por um grupo de trabalho, cuja criação tinha sido anunciada a 22 de março pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

A bancada do PS foi a única a votar a favor, enquanto PSD e CDS-PP se abstiveram e BE, PCP, PEV e PAN votaram contra a medida.

Da autoria do BE e acompanhada pelos deputados do PS e do PCP, a proposta exclui o benefício fiscal à criação de postos de trabalho da lista dos benefícios fiscais que o Governo pretende prorrogar temporariamente até avaliação definitiva pelo grupo de trabalho criado para o efeito.

Chumbada foi a proposta do BE e do PCP de eliminação dos benefícios fiscais financeiros referentes à isenção de impostos sobre juros de empréstimos concedidos pela banca estrangeira à banca portuguesa, previstos nos artigos 30.º e 31.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.