"Os Verdes" questionam Governo sobre obras do gasoduto Mangualde/Guarda

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 24 jan (Lusa) - A deputada do grupo parlamentar "Os Verdes", Heloísa Apolónia, questionou hoje o Governo sobre as obras de construção do gasoduto Mangualde/Celorico da Beira/Guarda, que têm tido "implicações graves" ao nível dos solos.

A deputada refere na pergunta, que entregou na Assembleia da República, dirigida do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia, que as obras de construção do gasoduto "têm tido implicações graves ao nível dos solos e também consequências no assoreamento do rio Mondego".

"Os Verdes" referem que o grupo parlamentar recebeu uma denúncia de proprietários de uma parcela de terreno em Celorico da Beira, onde se encontrava uma horta biológica de plantas aromáticas e medicinais e destinado a um projeto de instalação de jovem agricultor, que foi alterado com a realização das obras.

"Através de registo fotográfico, é possível perceber a diferença do aspeto e características do solo do terreno antes do início das obras do gasoduto, as quais tiveram início em novembro de 2012, e atualmente, depois de decorrido cerca de um ano do início das obras", é referido.

O partido afirma que "é chocante ver essa diferença: os sulcos de erosão, as fissuras enormes, que chegam aos 80 centímetros de profundidade, provocados designadamente pela compactação do solo e pela ausência de vegetação".

"Um solo outrora fértil torna-se, por via da obra em causa, infértil, repleto de pedra que emergiu das camadas mais profundas para superfície. Para além disto, as pessoas queixam-se do ruído, do corte de abastecimento de água e da deterioração da sua qualidade", denuncia Heloísa Apolónia no documento a que a agência Lusa teve acesso.

A consequência no assoreamento do rio Mondego "é outra preocupação evidente" para "Os Verdes", que perguntam ao Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia se tem "conhecimento" da situação descrita.

"Confirma o Ministério a degradação de solo que acima foi descrita? Confirma o Ministério problemas de assoreamento do rio Mondego, decorrentes desta obra?", pergunta Heloísa Apolónia.

A deputada também quer saber "como se tem procedido à monitorização das medidas de minimização inscritas na Declaração de Impacto Ambiental favorável condicionada relativa ao projeto/da obra em causa", "o que tem concluído essa monitorização" e para quando está prevista a conclusão da obra.

"Que custos terá a recuperação de solos para cultivo (das parcelas de terreno implicados no gasoduto)? Quem assegurará esses custos?", são outras das questões levantadas por "Os Verdes".

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.