ANAFRE quer ver resolvidas questões pendentes da agregação de freguesias

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 24 jan (Lusa) - O presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Armando Vieira, lamentou hoje que haja ainda "inúmeras questões pendentes" decorrentes da agregação de freguesias.

"Há questões de transição que não estão muito bem explicadas, nomeadamente no plano fiscal", afirmou à agência Lusa, em Viseu, onde está a participar numa sessão de formação destinada aos autarcas das freguesias.

Armando Vieira exemplificou com os encargos resultantes da criação de novas entidades.

"As freguesias foram forçadas a formar essas novas entidades e são obrigadas a despender recursos para poderem satisfazer as suas obrigações fiscais, o que não faz nenhum sentido", considerou.

O responsável aludiu ainda a situações relacionadas com a transição do pessoal, a titularidade do património e a sua nova denominação no âmbito das freguesias agregadas.

"Nós fazemos a nossa parte, que é a de alertar. Temos um conjunto vastíssimo de questões que vamos monitorizando e colocando a quem tem o dever de decidir, nomeadamente ao Governo e a Assembleia da República", contou.

Armando Vieira sublinhou ainda que urge resolver a questão da revisão da lei eleitoral autárquica, nomeadamente "da norma que desbloqueie de uma vez por todas a aparente contradição e lacuna que a lei contém de o presidente de Junta poder indicar o seu executivo e a assembleia entender que tem o direito de o bloquear".

"Temos, por essa razão, inúmeros executivos que ainda estão por instalar, o que eu acho que não abona nada em nome da democracia em Portugal", acrescentou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.