Artistas Ricardo Jacinto e Pedro Tropa abrem as portas do seu trabalho nos Açores

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 27 jun (Lusa) - O Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, promove no sábado um 'open studio' com os artistas Pedro Tropa e Ricardo Jacinto, um espetáculo integrado no projeto "Geometria Sónica", revelou a instituição açoriana.

O projeto "Geometria Sónica", iniciado com a "Exposição-Índice", surgiu em protocolo com a estação pública RTP, desenvolvendo uma "produção artística expositiva e performativa".

Resultante das residências artísticas, o projeto de Ricardo Jacinto e Pedro Tropa "tem vindo a ser desenvolvido desde 18 de junho, e será apresentado no 3.º ciclo expositivo deste projeto, em janeiro de 2019", diz o Arquipélago, sendo que já este sábado há, entre as 14:00 e as 16:00, uma primeira amostra do trabalho de ambos.

Para o centro de artes açoriano esta iniciativa permite "trabalhar a partir de um dos grandes arquivos sonoros e visuais do século XX de Portugal, o arquivo audiovisual da RTP", os quais Nuno Faria e Nicolau Tudela, enquanto curadores, selecionaram 13 artistas portugueses e estrangeiros.

"Serão produzidos trabalhos novos para as exposições que virão a seguir, e teremos um programa paralelo, cuja programação que será feita entre os curadores do projeto e os programadores do festival Tremor, e que vai abranger artes performativas, música e um conjunto de pessoas que vão fazer conferências que são dos Açores e que vêm de outros lugares", adiantou Nuno Faria em maio.

O artista Pedro Tropa, natural de Santarém, integra o grupo de artistas da galeria quadrado azul desde 2009, e é professor e responsável do departamento de fotografia do Ar.Co.

Ricardo Jacinto, artista lisboeta, é membro fundador da OSSO Associação Cultural, investigador de doutoramento no Sonic Arts Research Centre, na Queens University Belfast, artista plástico e violoncelista.

FZP/PPF // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.