Greve "em carrossel" no grupo Águas de Portugal iniciada esta segunda-feira em Aveiro

| País
Porto Canal com Lusa

Os trabalhadores do grupo Águas de Portugal iniciaram esta segunda-feira uma greve “em carrossel” que começou na Águas da Região de Aveiro (ADRA) e vai “rodar” pelas diferentes empresas, por aumentos salariais e uniformização de direitos.

Atualizado 25-06-2018 16:09

“Este é um protesto que começou com a grande greve que os trabalhadores do grupo Águas de Portugal fizeram a 24 de abril e desta vez é uma greve em carrossel. Está agendada uma reunião negocial para amanhã às 17:00 e esperamos uma resposta positiva às reivindicações. Se não houver, os trabalhadores vão continuar em luta em julho e agosto”, disse à Lusa Joaquim Sousa, da direção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL).

Segundo aquele dirigente sindical, as principais reivindicações são a atualização dos salários e a uniformização dos direitos, “nomeadamente do subsídio de refeição, do subsídio transporte e do subsídio de prevenção”, para os quais “há mais de nove anos se tenta negociar um acordo coletivo de trabalho”.

João Claro, delegado sindical da ADRA e que integrou o piquete de greve, acrescentou que os trabalhadores da empresa “se sentem ludibriados” porque foram “convidados pelo grupo Águas de Portugal com a promessa de melhores salários e mais regalias”, o que não se veio a concretizar.

“A maior parte dos trabalhadores são oriundos das câmaras, cujos colegas já subiram uma posição remuneratória. Quando viemos para a concessão tínhamos a promessa de um salário melhor e de regalias, mas após nove anos a verdade é que estamos na mesma. Quando nos convidaram prometeram "mundos e fundos", explicou.

João Claro afirma que “os trabalhadores estão desanimados porque o grupo Águas de Portugal, numa posição de prepotência, continua a não querer dar os aumentos reais” e acusa ainda a administração de ter tentado, sem sucesso, dissuadir os trabalhadores de aderirem à greve.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.