IHRU soma 18,7 milhões de euros de rendas em dívida na habitação social

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 jun (Lusa) -- A presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) disse hoje, no parlamento, que o total de rendas em dívida na habitação social é de 18,7 milhões de euros, dos quais 5,5 milhões são de juros de mora.

Os valores em dívida pelos arrendatários de habitação social sob gestão do IHRU correspondem a 151.918 rendas, revelou a presidente do IHRU, Alexandra Gesta, indicando que "18% encontram-se em situação de regularização e 25% encontram-se em contencioso".

Das situações que estão em contencioso, referentes a 37.600 rendas, no valor total de 3,3 milhões de euros, o IHRU já procedeu a 492 ações de despejo de moradores e "750 arrendatários colocaram ações contra o IHRU", declarou a presidente do instituto.

Requerida pelo grupo parlamentar do PS na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, a audição de Alexandra Gesta teve como tema de discussão os projetos de resolução do PCP e do BE que recomendam ao Governo que sejam adotadas medidas para solucionar a situação de incumprimento dos moradores nos bairros sociais sob gestão do IHRU.

Do total de rendas em dívida, em que 15.079 são do arrendamento apoiado e 136.899 são de outros regimes de habitação social, 57% dizem respeito a atrasos de "um ou dois meses", o que corresponde a 86.317 rendas com o valor total de oito milhões de euros, avançou a presidente do IHRU.

Sobre as dívidas em acordo de regularização, 28.061 rendas estão a ser resolvidas, no valor total de 1,8 milhões de euros, apontou Alexandra Gesta.

Questionada pelos deputados pelos juros de mora, que representam 50% do valor em dívida, a responsável do IHRU disse que ascendem a mais de 5,5 milhões de euros, já que o valor das rendas em atraso é de 13,2 milhões de euros.

"A taxa de mora está na lei, portanto somos obrigados a aplicá-la. Ainda não existe enquadramento legal para que o IHRU possa perdoar o pagamento dos juros de mora", advogou Alexandra Gesta.

O valor total de rendas em dívida já com os juros de mora, que é de 18.796.218 euros, divide-se por 2,9 milhões de euros no arrendamento apoiado e 15,8 milhões nos outros regimes de arrendamento de habitação social sob gestão do IHRU.

SYSM // MCL

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Euribor sobe a três meses e desce a seis e a 12 meses

A taxa Euribor subiu esta quarta-feira a três meses e desceu a seis e 12 meses face a terça-feira.

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.