TAP encomenda estudo sobre otimização do aeroporto de Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Toulouse, França, 19 jun (Lusa) -- A TAP encomendou um estudo sobre a otimização do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e prevê ter respostas "em quatro ou cinco meses", segundo o presidente executivo da companhia.

"A TAP, por ser uma empresa privada, tem facilidade em contratar e vamos contratar esse estudo e vai ser feito em conjunto, a oito mãos. Esperamos que em quatro ou cinco meses tenhamos uma visão mais clara e, dadas as aspirações da TAP e as necessidades de investimento, do que deve ser feito primeiro", disse Antonoaldo Neves.

Em declarações aos jornalistas a bordo do novo Airbus 330 neo, ainda num voo de teste desde a fábrica francesa até Lisboa, o responsável precisou que o estudo abordará o "estacionamento [de aeronaves], saídas rápidas, área de terminal", ou seja, a "otimização do aeroporto atual" de Lisboa.

O CEO da transportadora referiu que para este estudo - de "avaliação das necessidades, num nível de detalhe muito grande", incluindo infraestruturas e controlo de tráfego aéreo - está a ser contratada uma empresa internacional.

"A gente vai trabalhar junto com o Governo para que esse estudo possa estar à disposição do país, para o país definir as políticas públicas necessárias para que se possa [a TAP] continuar a crescer", explicou.

Sobre a falta de capacidade no aeroporto de Lisboa, Antonoaldo Neves argumentou que "reclamar não adianta nada" e que o estudo servirá como base para se "trabalhar em conjunto" para a melhoria das condições no aeroporto.

PL // MSF

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.