Portugal em destaque a partir de hoje na Semana do Livro Infantil e Juvenil na Alemanha

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 jun (Lusa) - Catarina Sobral, Afonso Cruz, Fatinha Ramos e Carla Maia de Almeida são alguns dos autores convidados da Semana Internacional do Livro Infantil e Juvenil que tem início hoje, em Colónia, na Alemanha, dedicada a Portugal.

A Semana Internacional do Livro Infantil e Juvenil decorrerá até 22 de junho, no Kulturbunker de Colónia, com uma exposição de ilustração e a presença de vários autores para encontros com o público, sessões de leitura e visitas a escolas.

Para a iniciativa foram ainda convidadas as autoras Alice Vieira, Isabel Minhós Martins e Margarida Pogarell, de acordo com a programação anunciada.

Estão ainda em destaque a ilustradora Madalena Matoso e as autoras Inês Teixeira do Rosário e Maria Ana Peixe Dias, que assinam o livro "Lá Fora - Guia para descobrir a natureza".

Hoje é inaugurada uma exposição que mostrará a "diversidade estilística e a modernidade" da ilustração contemporânea portuguesa, com obras de André Letria, António Jorge Gonçalves, de Fatinha Ramos - radicada na Bélgica - ou Bernardo P. Carvalho.

Está prevista ainda uma leitura dramatizada do livro "Daqui ninguém passa!", de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho, traduzido para alemão e distinguido com o prémio para a Paz Gustav Heinemann 2017 para livros infantis.

Segundo o embaixador de Portugal em Berlim, João Mira Gomes, a escolha de Portugal como país convidado daquela iniciativa é "uma oportunidade perfeita para dar ao público alemão uma visão sobre a diversidade da literatura infantil portuguesa".

Na página oficial do evento, o diplomata recorda que a embaixada portuguesa tem desenvolvido, desde 2016, um programa cultural na área do livro e da literatura, que inclui convite para editoras alemãs estarem na Feira do Livro de Lisboa, a atribuição de uma bolsa de residência artística e a promoção de Portugal nas feiras do livro na Alemanha.

Em 2021, Portugal será convidado da feira do livro de Leipzig.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.