Primeiro helicóptero de combate a fogos na Madeira começa a operar hoje

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 15 jun (Lusa) - O primeiro helicóptero de ataque inicial (HEATI) a combater fogos florestais na Madeira começa a operar hoje, com um balde de 1.000 litros, numa missão que se vai estender até 15 de outubro.

"É o primeiro ano que vamos ter um meio de combate aéreo e estamos satisfeitos com o procedimento de segurança, se tiver de ser utilizado", disse o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, durante a apresentação do aparelho, na quarta-feira.

O Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais (POCIF) para 2018 -- aprovado em 24 de maio pelo Conselho do Governo Regional da Madeira - dispõe, pela primeira vez, de um helicóptero de ataque inicial e que estará sob a alçada do Serviço Regional de Proteção Civil.

O HEATI e a respetiva equipa helitransportada vão estar baseados na sede do Serviço Regional de Proteção Civil.

O dispositivo do POCIF vai vigorar entre 15 de junho e 15 de outubro, mas o período poderá ser prolongado.

Para o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, José Dias, o helicóptero "é mais um instrumento operacional que a região tem para fazer face ao período crítico dos incêndios florestais, não só como um instrumento fulcral no ataque inicial com a sua respetiva equipa, mas também como coadjuvante das forças terrestres porque, como tem sido sempre afirmado, um helicóptero, por si só, não apaga incêndios".

A utilização de meios aéreos para o combate às chamas na Madeira não é um tema consensual há vários anos, com opiniões distintas entre as várias autoridades, que se referem a critérios como a orografia e os ventos.

Em 31 de agosto de 2017, o Conselho do Governo Regional da Madeira aprovou a utilização de meios aéreos no combate a incêndios em áreas florestais e urbanas na região entre 15 de junho e 15 de outubro de cada ano, pelo preço de 1,2 milhões de euros, suportado pelo Orçamento Regional.

Esta decisão surgiu na sequência dos incêndios que assolaram a zona do Funchal, em agosto de 2016, e que causaram três mortos e 157 milhões de euros em prejuízos.

ACZF (EC) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.