Sindicato dos Professores da Madeira suspende greve às avaliações

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 13 jun (Lusa) - O Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) decidiu hoje, após consulta aos associados, suspender a greve às avaliações, depois de o Governo Regional ter apresentado uma proposta sobre a contagem do tempo de serviço para progressão na carreira.

Em conferência de imprensa, o coordenador do SPM, Francisco Oliveira, revelou que dos 504 docentes que responderam à auscultação promovida nas últimas 24 horas, via internet, pelo sindicato, 428 (84,9%)pronunciaram-se a favor do levantamento da greve e aceitaram que as negociações sejam iniciadas de imediato.

Segundo o mesmo dirigente, já está agendada para o dia 25 deste mês uma reunião entre o SPM e a Secretaria Regional da Educação.

A paralisação mantém-se, contudo, no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, que tem um pré-aviso de greve próprio, estando a decorrer também uma consulta aos professores no sentido de averiguar se concordam ou não com a suspensão.

A ponderação sobre a suspensão da greve, que teve início na terça-feira, surgiu depois de a Secretaria Regional da Educação ter apresentado uma proposta para a contagem do tempo de serviço congelado para efeitos de progressão dos professores na carreira.

O sindicato diz ter registado "com agrado" a receção da proposta "que define os termos e a forma como se processa a recuperação do tempo de serviço prestado em funções docentes não contabilizado para efeitos de progressão".

A proposta do governo regional visa contabilizar o tempo de serviço entre 30 de agosto de 2005 e 31 de dezembro de 2007 (854 dias) e entre 01 de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2017 (2.557 dias), num total de 3.411 dias.

EC // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Número de casos de tosse convulsa aumenta em Portugal

Um aumento significativo no número de casos de tosse convulsa tem sido observado em Portugal, com um aumento alarmante de 86% nos casos confirmados, especialmente entre as faixas etárias de crianças entre 10 e 13 anos, assim como em bebés com menos de um ano. Esta tendência preocupante tem levado a Direção-Geral da Saúde (DGS) a apelar à população para aderir à vacinação.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.