Câmara de Murça fixa as 35 horas semanais de trabalho

| Norte
Porto Canal / Agências

Murça, 23 jan (Lusa) -- A Câmara de Murça anunciou hoje que foi a primeira do distrito de Vila Real a aderir ao acordo coletivo com o sindicato que fixa as 35 horas semanais para os funcionários do município.

O presidente da autarquia de Murça, o socialista José Maria Costa, afirmou, em comunicado, que "a manutenção do horário de trabalho semanal de 35 horas não traz qualquer prejuízo para a prestação de serviços públicos ou para a salvaguarda do interesse público".

Por isso mesmo, foi hoje assinado o Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública (ACEEP) entre o município e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

Este acordo, segundo a autarquia, abrange os cerca de 150 trabalhadores do município.

No início de dezembro entrou em vigor a Lei n.º 68/2013, de 29 de agosto, que aumentou em cinco o número de horas de trabalho por semana.

Entretanto o Tribunal Constitucional (TC) decidiu não declarar a inconstitucionalidade das normas do aumento do horário de trabalho na Função Pública das 35 para as 40 horas semanais.

No entanto, o acórdão do TC deixou em aberto a possibilidade de as câmaras decidirem, cada uma por si, manter os horários de 35 horas, através de negociação de acordos coletivos de trabalho com os sindicatos.

Este assunto está também a ser analisado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro, que agrega 19 municípios, entre os quais o de Murça.

O presidente da CIM Douro, Francisco Lopes, referiu, na semana passada, que a associação está a analisar a proposta de acordo coletivo e pareceres jurídicos pedidos por algumas autarquias, com vista à clarificação de alguns pontos.

" Basicamente o que está em discussão é se os acordos que são válidos com toda a clareza para os funcionários municipais sindicalizados, se são extensivos aos restantes funcionários que não são sindicalizados e que são a maioria deles", referiu.

A CIM Douro irá tomar uma posição conjunta na próxima reunião, que decorrerá nas próximas semanas.

PLI // JGJ

LUsa/Fim

+ notícias: Norte

Mais quatro linhas da Unir em Matosinhos mudam para a nova numeração de quatro dígitos

Quatro linhas de autocarro a operar em Matosinhos da rede metropolitana Unir, que ainda usavam a anterior designação, mudaram hoje para a nova numeração de quatro dígitos, comunicou o operador Vianorbus no seu 'site'.

Cortejo académico condiciona trânsito em Braga

O cortejo académico do Enterro da Gata, marcado para quarta-feira, vai provocar alguns condicionamentos no estacionamento e no trânsito no centro da cidade de Braga, anunciou esta segunda-feira o município.

Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde lidera ranking nacional

O índice de desempenho global (IDG) relativo a dezembro de 2023 foi publicado durante este fim-de-semana e coloca a Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde em primeiro lugar do ranking nacional.