Autores de petição sobre obras de Miró ouvidos pelos deputados na 6.ª feira

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 jan (Lusa) - Os autores da petição que apela à manutenção em Portugal das obras do pintor espanhol Joan Miró vão ser ouvidos na sexta-feira pelos deputados em comissão parlamentar, disse à agência Lusa Carlos Cabral Nunes, um dos peticionários.

A petição, que soma mais de 8.100 assinaturas e foi enviada para a Assembleia da República, apela à suspensão da venda de 85 obras do pintor Joan Miró que se encontram na posse do Estado português desde a nacionalização do antigo Banco Português de Negócios (BPN).

O leilão das obras está previsto para decorrer a 04 e 05 de fevereiro, em Londres, pela Christie´s.

Em declarações à Lusa, Cabral Nunes, galerista do Coletivo Multimédia Perve, manifestou-se esperançado que "até ao levantar do martelo, até ao último segundo, o Estado português possa decidir-se pela suspensão da venda".

"Continuamos a acreditar que vai haver bom senso e que a decisão possa ser revogada", disse.

Cabral Nunes afirmou ainda que não obteve resposta sobre o requirimento enviado à Direção-Geral do Património Cultural a pedir a classificação das obras, mas referiu ter tido conhecimento de que "peritos independenntes já atestaram a importância da coleção".

O galerista defendeu ainda que seja feita uma exposição com as obras em causa e que analistas se pronunciem sobre a sua validade e qualidade, referindo que a coleção de Miró deve permanecer em Portugal.

A petição, disponível em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=joanmiro, também foi enviada para o Parlamento Europeu.

SS // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Comissão contra portagens na A25 e A24 exige retirada de pórticos

A Comissão de Utentes contra as Portagens na A25 e A24 exigiu esta quarta-feira a retirada dos pórticos destas autoestradas “com a brevidade possível”, uma vez que já não têm utilidade desde o início deste ano.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.