PCP pede audição urgente do ministro da Saúde no parlamento e propõe contratações imediatas

PCP pede audição urgente do ministro da Saúde no parlamento e propõe contratações imediatas
| Política
Porto Canal com Lusa

A deputada comunista Carla Cruz anunciou hoje um requerimento para a audição com urgência do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, no parlamento sobre os problemas de falta de profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"O PCP, em face daquilo que têm sido as carências atuais nos serviços de saúde, vai chamar o ministro ao parlamento, com caráter de urgência, para que preste informações sobre medidas urgentes e necessárias para a contratação dos profissionais em falta e que medidas excecionais vão ser tomadas", afirmou, durante as jornadas parlamentares comunista, que hoje terminam no litoral alentejano.

O grupo parlamentar do PCP vai ainda entregar na Assembleia da República um projeto de resolução que contempla essas medidas, "mas também para fazer face às necessidades que decorrem da aproximação de um período de férias que se vai iniciar e as alterações previstas nos horários de trabalho".

"Incidiremos, com propostas concretas, relativamente à agilização dos procedimentos concursais, das contratações pendentes da autorização do Governo, permitindo que, o mais rapidamente possível, sejam dotados dos profissionais em falta, quer os cuidados de saúde primários, quer os cuidados hospitalares", adiantou ainda.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.