Mês de maio foi muito seco, continente sem seca meteorológica

Mês de maio foi muito seco, continente sem seca meteorológica
| País
Porto Canal com Lusa

O mês de maio em Portugal continental foi muito seco em relação à temperatura e precipitação, mantendo-se todo o território sem seca meteorológica, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o resumo do Boletim Climatológico do IPMA disponível hoje, o mês de maio foi muito seco, sendo o valor médio da temperatura máxima do ar (21,89 graus Celsius) superior ao normal.

O IPMA indica que o valor médio da temperatura mínima (10,25 graus) foi inferior ao normal.

Os valores de temperatura do ar (máxima, mínima e média) apresentaram grande variabilidade, refere o IPMA, destacando que o dia 01 de maio foi o mais frio com um valor médio de 11,3 graus e o dia 17 o mais quente com 19,5 graus.

Quanto à precipitação, o IPMA adianta que durante o mês de maio e em particular no dia 24 ocorreram situações de instabilidade em especial nas regiões do interior com ocorrência de aguaceiros localmente fortes, de granizo e acompanhada de trovoada.

No que diz respeito ao índice meteorológico de seca, O IPMA adianta que a 31 de maio continuava a não existir seca meteorológica em Portugal continental, verificando-se apenas uma diminuição significativa da área em chuva severa.

"Assim, no final do mês de maio, 0,3% do território estava na classe de chuva severa, 84,6% em chuva moderada e 15,1% em chuva fraca", de acordo com o Boletim.

Em abril já não existia seca meteorológica em Portugal continental com 36,3% do território na classe de chuva severa, 47,1% em chuva moderada e 16,6% em chuva fraca.

O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre "chuva extrema" e "seca extrema".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.