Presidente da República Centro-Africana quer mais soldados

| Mundo
Porto Canal / Agências

Paris, 23 jan (Lusa) -- A Presidente de transição da República Centro-Africana, Catherine Samba Panza, afirmou, em declarações hoje publicadas na imprensa francesa, que o país "não tem soldados suficientes" da comunidade internacional para "restabelecer a paz".

"O número de soldados atual não é suficiente para restaurar a ordem em Bangui. Não há soldados suficientes na República Centro-Africana", disse.

Catherine Samba Panza espera que outros países sigam o exemplo de França, que enviou 1.600 soldados para o país desde o início de janeiro, e indicou que os seus colaboradores vão efetuar uma análise para determinar as necessidades reais do país.

A prioridade da Presidente de transição é, apontou, reabilitar as forças de defesa e segurança nacional, que "estão espalhadas por todo o território, temendo pela sua segurança".

Episódios de violência registados na quarta-feira em Bangui, a capital, causaram, pelo menos, dez mortos.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Pela primeira vez, um submarino português navegou debaixo do gelo do Ártico

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo.

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.