10 Junho: Rui Rio assinala data com visita de três dias à Guiné-Bissau

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 jun (Lusa) -- O presidente do PSD, Rui Rio, vai assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na Guiné-Bissau, com uma visita entre 10 e 12 de junho onde contactará com a comunidade portuguesa, incluindo empresários.

De acordo com o programa disponível no 'site' do partido, estão ainda previstos encontros com dirigentes políticos e visitas nas áreas da ação social, saúde e ensino.

A 10 de junho, o presidente do PSD marcará presença numa homenagem aos militares portugueses que morreram na Guiné-Bissau no cemitério de Bissau, visitando em seguida o orfanato Bambaram.

Um encontro com o embaixador de Portugal na Guiné-Bissau e uma receção na Embaixada de Portugal com a comunidade portuguesa completam a agenda do primeiro dia.

No dia seguinte, Rui Rio terá encontros com o Presidente da República, José Mário Vaz, e o primeiro-ministro, Aristides Gomes, da Guiné-Bissau, visitará um hospital e terá um almoço-reunião com empresários e membros da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal).

No último dia da visita, o líder do PSD tem encontros marcados com o presidente da Assembleia Nacional Popular, com a Comissão Parlamentar de Amizade Guiné-Bissau/Portugal e com o Partido da Renovação Social da Guiné-Bissau (PRS) e o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), este último ainda a confirmar. Uma visita à Faculdade de Direito completa o programa de Rui Rio.

Depois da participação nas reuniões do Partido Popular Europeu, em Bruxelas e em Sófia (Bulgária), esta será a primeira deslocação internacional do presidente do PSD, desde que foi eleito líder do partido em meados de janeiro e confirmado em Congresso um mês depois.

SMA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.