PSD/Porto exige pedido de desculpas de Rui Moreira à cidade por faltar à verdade

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 22 jan (Lusa) -- A concelhia do PSD/Porto e dois vereadores na autarquia exigiram hoje que o presidente da Câmara do Porto faça "um pedido de desculpas formal à cidade" pela "vergonha institucional" de ter faltado à verdade na questão dos fundos comunitários.

A Câmara do Porto aprovou na terça-feira uma moção afirmando que "a Comissão Europeia recusou assinar o Acordo de Parceria proposto pelo Estado português por considerar que este não acautelava os mecanismos de promoção de coesão territorial e de valorização das regiões de convergência, nomeadamente da região Norte".

Em reação, o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional alertou para as "incorreções objetivas" desta moção, enquanto a Comissão Europeia também desmentiu a autarquia, afirmando que qualquer sugestão de que as propostas de Portugal para o Acordo de Parceria foram recusadas resulta do desconhecimento da natureza do processo.

Hoje, em comunicado enviado à agência Lusa assinado pelo presidente da concelhia do PSD/Porto e por dois dos três vereadores sociais-democratas na autarquia, Amorim Pereira e Ricardo Almeida, Rui Moreira é acusado de ter faltado à verdade.

"O PSD da Cidade do Porto e os vereadores subscritores deste documento exigem um pedido de desculpas formal à cidade por parte do presidente da Câmara do Porto, pela vergonha institucional que sujeitou a cidade quando através de posições públicas demagógicas, demonstraram a falta de preparação para falar a verdade", referem.

Os subscritores "estranham" ainda esta posição de Rui Moreira "de enaltecer um regionalismo meramente provinciano", recordando que em dezembro o Secretário de Estado Castro Almeida reuniu, no Porto, com o presidente da câmara "precisamente sobre a questão dos fundos comunitários".

"A bem da verdade e da ética política exige-se um retratamento do presidente da Câmara do Porto", pedem.

A Câmara do Porto reclamou na terça-feira participar ativamente na conceção e negociação do próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA), aprovando uma moção em que manifesta também preocupação por "nada saber" sobre as suas prioridades.

A proposta foi apresentada em reunião privada do executivo pelo presidente da autarquia, Rui Moreira, sendo aprovada com 11 votos a favor e as abstenções de dois dos três vereadores do PSD.

JF (JAP/MSP) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carlinhos, a tartaruga devolvida ao mar em Gaia dois anos após resgate 

Uma tartaruga com mais de sete quilos foi devolvida ao mar, em Vila Nova de Gaia, após ter estado em recuperação durante dois anos, anunciou esta quinta-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Avenida da República em Gaia vai ter duas ciclovias segregadas em toda a extensão

A Avenida da República, em Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), vai ganhar uma ciclovia segregada em toda a sua extensão, que também acabará por terminar com o estacionamento abusivo, disse à Lusa o presidente da Câmara.

Mulher morre depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva

Uma mulher de 40 anos morreu esta quinta-feira depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva, em Viana do Castelo, escreve o Jornal de Notícias.