Câmara do Porto reafirma que Bruxelas "recusa as propostas centralistas do Governo"

Câmara do Porto reafirma que Bruxelas "recusa as propostas centralistas do Governo"
| Norte
Porto Canal

A Câmara do Porto reafirmou hoje que Bruxelas "recusa as propostas centralistas do Governo" por não acautelarem a promoção e coesão territorial, apontando como prova "notícias vindas a público" que não foram desmentidas.

"Não bastasse a limpidez com que a imprensa dá conta de factos que não foram desmentidos, tem a Câmara do Porto fontes fidedignas sobre a forma como este processo tem decorrido e, sobretudo, sobre as preocupações que a Comissão Europeia tem vindo a manifestar ao Governo de Portugal, refere a autarquia em comunicado enviado à Lusa que, contudo, não identifica as fontes.

A Câmara do Porto aprovou na terça-feira, com a abstenção de dois dos três vereadores do PSD, uma moção em que reclama participar ativamente na negociação do próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA) e afirma que "a Comissão Europeia recusou assinar o acordo de parceria proposto pelo Estado português por considerar que este não acautelava os mecanismos de promoção de coesão territorial e de valorização das regiões de convergência, nomeadamente da região Norte".

No mesmo dia, a Comissão Europeia afirmou que qualquer sugestão de que as propostas de Portugal para o Acordo de Parceria foram recusadas resulta do desconhecimento da natureza do processo, esclarecendo que nenhum país o assinará antes de março.

No comunicado, a Câmara do Porto adianta ter já solicitado, "com caráter de urgência", ao secretário de Estado do Desenvolvimento Regional cópias das versões provisórias enviadas para Bruxelas do acordo de parceria e dos respetivos relatórios de avaliação.

+ notícias: Norte

Explosão de gás causa danos materiais em habitação em Vila Verde

Uma explosão de gás causou danos materiais, na madrugada desta segunda-feira, numa residência na freguesia de Turiz, em Vila Verde, e consequente área envolvente, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Lousada vai adquirir circuito onde se disputa a superespecial do Rali de Portugal

A Câmara de Lousada já tem um princípio de acordo para comprar a pista da Costilha, onde se realiza a superespecial do Rali de Portugal, para realizar melhoramentos e acessos, disse esta segunda-feira o presidente da autarquia.

Incêndio de camião obriga ao corte da A25

A autoestrada 25 (A25), no sentido Boa Aldeia-Viseu, encontra-se cortada devido ao incêndio de um camião, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.