Câmara de Ourém lança novo concurso para sistema de mobilidade de Fátima

| País
Porto Canal / Agências

Ourém, 22 jan (Lusa) -- A Câmara de Ourém vai lançar um novo concurso para a implementação do sistema integrado de mobilidade de Fátima, investimento de 883 mil euros para reorganizar o tráfego, o estacionamento e a mobilidade na cidade santuário.

"O objetivo é reorganizar o tráfego, o estacionamento e a mobilidade dentro da cidade de Fátima, com um conjunto de equipamentos que vão permitir gerir o trânsito automóvel", explicou hoje o presidente da Câmara, Paulo Fonseca.

O primeiro contrato não obteve o visto do Tribunal de Contas, que considerou ilegal o "modelo de avaliação das propostas que foi adotado", assim como ter sido violado o "dever de boa fundamentação na respetiva aplicação e a correspondente suscetibilidade de alteração do resultado financeiro do procedimento".

A câmara interpôs recurso, mas o plenário da 1.ª secção do Tribunal manteve a recusa de visto, pelo que o município aprovou um novo concurso.

Explicando que o investimento "contempla alguma obra física", Paulo Fonseca esclareceu, contudo, que "a maior parte é equipamento informático e 'software', que ficará centralizado" no posto territorial de Fátima da GNR.

O sistema, além da implementação de sinalética digital e de dispositivos que permitem fazer a contabilidade das entradas e saídas de veículos dos parques de estacionamento, contempla a criação de vários postos informativos na cidade aos quais podem recorrer peregrinos e turistas, caso estejam perdidos ou necessitem de saber a localização de algum estabelecimento ou mesmo em situação de urgência, exemplificou o autarca.

"Dos cinco milhões de pessoas que visitam Fátima, há quem não conheça a localização de hotéis ou o contacto dos bombeiros", apontou.

O investimento prevê, igualmente, a criação de um sítio na Internet onde vai constar diversa informação, a centralização dos parcómetros, o reforço da videovigilância e a implementação do centro de controlo integrado e do sistema de comunicação global, cuja monitorização e operação é garantida pela GNR.

A candidatura comunitária para este projeto -- que tem uma área de intervenção que inclui o centro da cidade e as principais vias de acesso - está aprovada, devendo o município assegurar uma comparticipação de 15 por cento no custo, referiu ainda Paulo Fonseca, esperançado de que na próxima peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima se possa estrear o sistema.

À agência Lusa, o responsável pelas relações públicas da GNR de Santarém, major Duarte da Graça, considerou que "o sistema de mobilidade é uma mais-valia para os peregrinos e turistas que se dirigem a Fátima".

"Tendo um conjunto da informação das vias e parques que estão disponíveis, pode ser dada informação a todos os condutores dos locais onde se devem dirigir, para perderem menos tempo e, desta forma, evita-se que ocorram congestionamentos", observou Duarte da Graça.

O responsável realçou ainda que "em caso de acidente ou outra ocorrência a resposta das autoridades passa também a ser mais rápida".

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.