Matosinhos vai ter parque aquático para crianças com necessidades especiais

| Norte
Porto Canal com Lusa

A unidade de cuidados continuados e paliativos pediátricos Casa Kastelo, em Matosinhos, vai construir um parque aquático adaptado a crianças com necessidades especiais.

Atualizado 03-06-2018 11:55

O parque lúdico, cuja primeira pedra é lançada hoje às 11:00, vai ter aparelhos aquáticos adaptados a crianças com mobilidade física muito reduzida, informou a instituição, em comunicado.

A abertura deste espaço, prevista para julho, tem por objetivo melhorar a qualidade de vida de crianças que dependem de cuidados intensivos neonatais e pediátricos, adiantou.

A construção do parque foi possível graças à campanha “70 Mecenas no Kastelo”, jantar de angariação de fundos que reuniu pessoas, empresas e organizações e que permitiu juntar 70 mil euros.

Criada em 2006 pela Associação NoMeioDoNada para apoiar crianças que somavam meses nos hospitais do Porto, o Kastelo, inaugurado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi a primeira unidade de cuidados paliativos pediátricos da Península Ibérica, segundo a instituição.

Este equipamento foi criado para dar aos doentes até aos 18 anos um apoio até então inexistente em Portugal, tendo desde a sua abertura apoiado 66 utentes, 39 em internamento e 27 em regime de ambulatório.

Este projeto tem como filosofia “Dar Vida Aos Dias” e procura disponibilizar às crianças o acesso a terapias diárias e a variados profissionais de saúde.

A Casa Kastelo permitiu às crianças reduzir o tempo de internamento no hospital.

A equipa é formada por auxiliares, enfermeiros, educadores, professores, fisioterapeutas, terapeutas da fala e ocupacional, pediatras, psicólogas e assistentes sociais.

As crianças que estão em idade escolar beneficiam de um intercâmbio com as escolas para que continuem, em aulas individuais, o seu percurso de aprendizagem.

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.