Moçambique/LAM: Identificação dos corpos concluída até finais do mês - Governo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 22 jan (Lusa) - O Governo moçambicano disse hoje em Maputo que recebeu informações da Namíbia de que a identificação dos corpos das vítimas do acidente de aviação das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) será concluída até finais deste mês.

Trinta e três pessoas morreram, incluindo sete cidadãos de nacionalidade portuguesa, em novembro do ano passado, quando um Embraer da LAM se despenhou na Namíbia, quando fazia a ligação Maputo-Luanda.

Na semana passada, o Instituto Nacional de Ciências Forenses da Namíbia, (NFSI), indicou que apenas 16 corpos das vítimas do desastre aéreo foram identificados, faltando apurar a identidade de 17.

Em declarações hoje à imprensa, o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Gabriel Muthisse, afirmou que as autoridades moçambicanas receberam da Namíbia indicações de que o processo de identificação dos corpos das vítimas do sinistro será concluído até finais do mês em curso.

"Há uma data que nos foi indicada, finais de janeiro, quando essa data terminar sem informação, vamos regressar à Namíbia para saber se terá havido dificuldades adicionais e se será necessário acordar um novo prazo", afirmou Gabriel Muthisse.

O ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique declarou que a demora na identificação dos corpos da tripulação e passageiros do Embraer resulta do caráter "muito pouco típico do acidente".

"O processo de identificação dos restos mortais das vítimas de acidente é um processo muito delicado, porque se trata de um acidente muito pouco típico em termos de danos físicos às vítimas", realçou Gabriel Mutisse.

Citando os resultados preliminares do inquérito às causas do desastre, o Instituto Nacional de Aviação de Moçambique (INAM) revelou em dezembro passado que a queda terá sido deliberadamente provocada pelo comandante do aparelho, numa altura em que o copiloto se encontrava, aparentemente, fora da cabina.

Mas apenas os resultados finais do inquérito poderão confirmar ou afastar a tese de suicídio do comandante, como razão do acidente.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.