Prémio Camões: António Costa realça "merecida atribuição" a Germano Almeida

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 mai (Lusa) - O primeiro-ministro português, António Costa, congratulou hoje o escritor cabo-verdiano Germano Almeida pela "merecida atribuição do Prémio Camões 2018".

Numa mensagem na rede social Twitter, além de felicitar o escritor, António Costa recordou que o Prémio Camões é "a mais importante consagração literária dessa língua universal que é o português".

Germano Almeida, advogado e escritor, nascido na ilha da Boavista em 1945, foi distinguido hoje por unanimidade com o Prémio Camões, a mais importante distinção da Língua Portuguesa e que tem um valor monetário de cem mil euros.

É o segundo autor da literatura cabo-verdiana a ser distinguido, depois de o galardão ter sido atribuído em 2009 ao poeta Arménio Vieira.

Germano Almeida é autor de obras como "O dia das calças roladas", "O testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo", "A família trago", "A ilha fantástica" e "Os dois irmãos". Está traduzido em países como Itália, França, Alemanha, Suécia, Noruega e Dinamarca.

O mais recente romance de Germano Almeida, "O fiel defunto", sairá nos próximos dias no mercado português pela Editorial Caminho.

O Prémio Camões foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988 e no ano seguinte distinguiu o escritor português Miguel Torga.

O júri desta 30.ª edição do Prémio Camões foi composto por Maria João Reynaud (Portugal), Manuel Frias Martins (Portugal), Leyla Perrone-Moisés (Brasil), José Luís Jobim (Brasil), Ana Paula Tavares (Angola) e José Luís Tavares (Cabo Verde).

SS // TDI

Lusa/fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".