Arnaut: Maçonaria Portuguesa lembra "defensor intrépido da democracia"

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 21 mai (Lusa) -- O Grande Oriente Lusitano (GOL), da Maçonaria Portuguesa, homenageou hoje o seu ex-Grão Mestre António Arnaut, recordando-o como "amante da liberdade, zeloso servidor público, defensor intrépido da democracia, advogado distinto, cidadão exemplar, escritor e poeta".

"O Grande Oriente Lusitano - Maçonaria Portuguesa perdeu hoje um dos seus mais insignes membros, com a passagem ao Oriente Eterno do Poderoso, Mui Ilustre e Querido Irmão, também Past Grão Mestre, António Arnaut", refere o GOL em nota a que a Lusa teve acesso.

O antigo ministro dos Assuntos Sociais António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde e cofundador do PS, morreu hoje em Coimbra, aos 82 anos.

Para o GOL, Arnaut "foi e será sempre um exemplo para todos os Maçons, especialmente para os do Grande Oriente Lusitano, de que foi Grão-Mestre e onde permanecerá como fonte inspiradora para todos".

"Defensor da justiça social, ficará para sempre ligado ao Serviço Nacional de Saúde como seu fundador, onde fez questão de inscrever os principais valores da Maçonaria Universal", acrescenta.

Recorda ainda que "por ter desempenhado inúmeras e relevantes funções, foi-lhe atribuída a Ordem Maçónica Hipólito José da Costa, Grau Ouro, por serviços prestados ao Grande Oriente Lusitano -- Maçonaria Portuguesa".

Foi iniciado na Loja Cândido dos Reis em 1976, tendo sido fundador da Loja Redenção, em Coimbra, e desenvolvido trabalhos nas áreas da Liberdade, Defesa, Direitos do Homem e Justiça.

António Arnaut, advogado, nasceu na Cumeeira, Penela, distrito de Coimbra, em 28 de janeiro de 1936, e estava internado nos hospitais da Universidade de Coimbra.

Presidente honorário do PS desde 2016, António Arnaut foi ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano e foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade e com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Poeta e escritor, António Arnaut envolveu-se desde jovem na oposição ao Estado Novo e participou na comissão distrital de Coimbra da candidatura presidencial de Humberto Delgado.

LIL (SSS/JPS) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Fim das portagens nas ex-SCUT debatido hoje no Parlamento

A Assembleia da República debate esta quinta-feira, por iniciativa do PS, o fim das portagens em autoestradas ex-SCUT, propostas com um desfecho incerto uma vez que os partidos não “abriram o jogo” em relação aos sentidos de voto.

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.