"Opacidade dos fundos comunitários" afecta projeto para o Bolhão - Rui Moreira

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 21 jan (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto salientou hoje que a "opacidade dos fundos comunitários" para 2014-2020 é preocupante no âmbito do objetivo da autarquia de reabilitar o Mercado do Bolhão.

"Estamos a trabalhar num projeto [para a reabilitação do Bolhão], essa é uma das razões pelas quais estamos preocupados com a opacidade dos fundos", disse Rui Moreira, no âmbito da discussão da proposta de redução de taxas aos comerciantes do interior do mercado municipal, aprovada por unanimidade e que prevê uma redução até 40% do valor das taxas mensais devidas por cada ocupante, até ao mínimo de 10 euros.

A 10 de dezembro Rui Moreira revelou a hipótese do projeto para o Mercado do Bolhão avançar com "parcerias institucionais", por considerar a reabilitação exclusivamente municipal "absolutamente inexequível" sem fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Rui Moreira considerou hoje "justo manter o mesmo" regime de redução das taxas, considerando ser "uma pequena forma de compensar o esforço" dos comerciantes que "têm dificuldades acrescidas causadas pelo estado do edifício".

O vereador do PSD Ricardo Almeida considerou que o executivo "está a adiar" a reabilitação do Bolhão, que "foi objeto de consenso na campanha eleitoral para as autárquicas, considerando que "existem outras formas" de conseguir avançar com o projeto, como através da concessão a privados.

Rui Moreira afirmou que a reabilitação do mercado "é um compromisso", mas "não é para lá de irrelevante haver ou não fundos comunitários".

"Tomando agora uma decisão podemos amanhã, conhecendo o novo Quadro Comunitário de Apoio, achar que decidimos mal", justificou.

O vereador do PSD Amorim Pereira questionou o porquê da proposta não estabelecer "desde logo" o valor que cada comerciante paga de renda com a redução de até 40%.

Para que os comerciantes beneficiem desta redução já este mês, Rui Moreira comprometeu-se a apresentar um "quadro demonstrativo" com os valores das rendas (com a redução aprovada) de todos os comerciantes.

JAP (ACG) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.