Sindicato dos Farmacêuticos avança para três dias de greve em maio

Sindicato dos Farmacêuticos avança para três dias de greve em maio
| País
Porto Canal com Lusa

O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) apresentou esta sexta-feira no Ministério da Saúde um pré-aviso de greve para os dias 28, 29 e 30 de maio, referindo que após negociações "nada foi feito" e que falta legislação essencial.

"Passados 14 meses sobre o fim das negociações que permitiram a criação da Carreira Farmacêutica, oito meses sobre a sua publicação em Diário da República e dois meses sobre o término do prazo legal previsto para que toda a legislação acessória (Acordo Coletivo de Trabalho para os CIT, Avaliação de desempenho, Recrutamento e Progressão na carreira, Internato), necessária à sua regulamentação, fosse implementada, nada foi ainda feito", disse à Lusa Henrique Reguengo, presidente do SNF.

Segundo o sindicalista os documentos que faltam negociar "são essenciais", considerando que sem a regulamentação acessória "nada funciona".

"Como é que se pode resolver as questões da avaliação ou do internato se nada está regulamentando. Tudo o que permite a progressão de carreira funcionar não existe neste momento", salientou.

O sindicalista acrescentou que tem efetuado diversos pedidos para se iniciar o processo, o que não aconteceu até ao momento.

"O SNF teve conhecimento de que o Ministério da Saúde continua sem luz verde por parte do Ministério das Finanças para proceder a todo este processo", salientou.

O SNF refere que a greve está convocada para os dias 28, 29 e 30 de maio, explicando que os serviços mínimos previstos na lei vão ser assegurados.

"Esperamos uma adesão muito forte à greve, porque as pessoas tinham legítimas expectativas, depois das negociações, que as coisas funcionassem e depois verificaram que nada avança. É uma grande frustração e avançar para a greve é já uma posição de desespero, pois não temos mais mecanismo nenhum", disse Henrique Reguengo.

O presidente do SNF salientou que o objetivo da greve é conseguir voltar à mesa das negociações, de modo a conseguir resolver os problemas.

"Queremos negociar, mas as negociações não podem ser iguais. Não podem ser só promessas, queremos trabalho concreto, até porque não existe nenhum motivo para que a maioria dos diplomas não sejam resolvidos de forma célere", concluiu.

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.