Dia dos Enfermeiros assinalado com marcação de greves em todo o país

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 mai (Lusa) -- Os enfermeiros vão assinalar o Dia Internacional dos Enfermeiros, no sábado, com o agendamento de greves, concentrações e plenários em vários hospitais do país em maio e junho, para exigir a contratação profissionais, anunciou hoje um sindicato.

O Dia Internacional dos Enfermeiros, "como o nome indica, devia ser um dia de celebração", mas os "enfermeiros portugueses infelizmente estão confrontados com um agravamento das suas condições de trabalho, fruto da inoperância do Ministério da Saúde e do Governo, e, portanto, a única forma possível de celebrar esta data é o agendamento de iniciativas de luta", disse à agência Lusa a dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) Guadalupe Simões.

As iniciativas passam por greves em várias instituições, que já estão agendadas, e por plenários que irão decorrer em outros estabelecimentos de saúde e que, eventualmente, irão resultar na decisão de avançar para a greve, adiantou Guadalupe Simões.

As razões que levaram a esta luta "são claras", segundo a sindicalista, que disse ter vindo o SEP "nos últimos anos a alertar para a necessidade da contratação de enfermeiros" e o Ministério da Saúde assumido "o compromisso, que está escrito e publicado, de que os enfermeiros passarão a fazer as 35 horas semanais a partir do dia 01 de julho".

Esta data foi imposta pelo Governo na base de que seriam necessários seis meses para planificar a contratação de enfermeiros, mas "desde outubro até agora só foram contratados 150 enfermeiros para o conjunto dos hospitais em Portugal", disse, rematando: "Não temos outra alternativa, o Governo empurra-nos para estas iniciativas de luta e para todas as outras que possamos vir a realizar a partir de agora".

Segundo a sindicalistas, as greves resultam da "decisão dos enfermeiros" e da "necessidade de cada uma das instituições, porque o número de contratações não é igual para todos os hospitais e as realidades são completamente diferentes".

Além das greves, estão agendadas concentrações que "permitirão também dar expressão pública" à "insatisfação dos enfermeiros" e dar a conhecer "os problemas com que são confrontados em cada uma das instituições".

Para 17 de maio, está marcada uma greve e concentração no Hospital de São João, no Porto, no dia 22 de maio no Hospital Amadora-Sintra, no dia 24 no Centro Hospitalar Lisboa Norte, no dia 29 no Centro de Medicina Física e Reabilitação do Centro -- Rovisco Pais e no dia 30 na Unidade Local de saúde de Matosinhos.

Estão também marcadas greves em junho no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (dia 01 junho), no Hospital de Guimarães (5, 6 e 7 de junho) e na Unidade Local de saúde do Alto Minho (29, 30 e 31 junho).

Na última semana de junho decorrerá uma "ação nacional de luta" pela "admissão de enfermeiros, justo descongelamento das progressões a todos os enfermeiros, suplemento remuneratório para enfermeiros especialistas", refere o SEP em comunicado

Para a primeira semana de julho, está marcada uma "ação de luta nas parcerias público-privadas (PPP)" pela "harmonização de direitos e condições de trabalho, nomeadamente salários e 35 horas semanais.

Além dos protestos do SEP, os enfermeiros vão manifestar-se no dia 19 Junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, numa concentração convocada pelo Movimento Nacional de Enfermeiros e apoiada por sindicatos e Ordem.

HN // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.