Mês de abril foi o 4º mais chuvoso do século

Mês de abril foi o 4º mais chuvoso do século
| País
Porto Canal com Lusa

O mês de abril em Portugal continental foi o 4.º ano mais chuvoso dos últimos 18 anos, mantendo-se todo o território sem seca meteorológica, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o resumo do Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disponível hoje, o mês de abril foi muito chuvoso e normal em relação à temperatura do ar, tendo sido o mais chuvoso desde 2000 e o 14.º desde 1931.

O IPMA adianta que o valor médio da temperatura média do ar em abril foi de 13,22 graus Celsius, muito próximo do normal.

"O valor médio da temperatura máxima do ar foi superior ao normal e o da mínima inferior ao normal, sendo o 4.º valor mais baixo desde 2000", é referido.

Segundo com o índice meteorológico de seca do IPMA, a 30 de abril continuava a não existir seca meteorológica em Portugal continental.

Os dados do IPMA indicam que 36,3% do território na classe de chuva severa, 47,1% na classe de chuva moderada e 16,6% na classe de chuva fraca.

No final do mês de março (que foi extremamente chuvoso e muito frio), Portugal continental já não se encontrava em seca meteorológica devido à ocorrência de valores elevados da quantidade de precipitação.

A 31 de março, 2% do território estava na classe de chuva severa, 36 % na classe de chuva moderada, 52 % na classe de chuva fraca e 10 % na classe normal.

O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre "chuva extrema" e "seca extrema".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.