Oito anos de prisão para "cérebro" de burlas a seguradoras

| Norte
Porto Canal / Agências

Guimarães, 20 jan (Lusa) - O Tribunal de Guimarães condenou hoje a oito anos de prisão o principal arguido num megaprocesso por burlas a companhias de seguros através de acidentes forjados.

Nas alegações finais, em 19 de novembro, o Ministério Público tinha pedido nove anos de prisão para este arguido que apontava como sendo o "cérebro" de todo o esquema, que durou quase um ano, entre agosto de 2011 e julho de 2012.

No total, e segundo a acusação, terão sido forjados 24 acidentes, que lesaram 16 seguradoras em mais de 224 mil euros.

O esquema foi desmontado a 3 de julho de 2012, pela GNR de Guimarães, numa operação em foram efetuadas 42 buscas, 38 das quais domiciliárias, duas a oficinas de reparação automóvel e duas em armazéns, nos distritos de Braga, Porto e Vila Real.

Foram apreendidas 26 viaturas topo de gama e diverso material e documentação relacionados com os ilícitos.

Os operacionais do esquema respondiam por associação criminosa, branqueamento de capitais, burla e falsificação de documentos.

No entanto, o MP acabou por deixar cair o crime de associação criminosa.

Os donos das viaturas que decidiram "alinhar" são acusados de burla, falsificação de documento e branqueamento de capitais.

VCP/JGJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.