Interrompidas operações para resgatar corpo de canoísta em Arcos de Valdevez

| Norte
Porto Canal / Agências

Arcos de Valdevez, 19 jan (Lusa) - As operações para resgatar o corpo de um canoísta de 28 anos, presidente da Juventude Socialista de Ponte de Barca, do rio Adrão, na Serra do Soajo, foram interrompidas ao final do dia e serão retomadas na segunda-feira.

A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte dos bombeiros, acrescentando que o corpo do canoísta está preso num buraco das rochas, a mais de três metros de profundidade, juntamente com duas canoas.

Por motivos de segurança, as operações que decorriam no local foram suspensas pelas 18:45.

"Não havia condições para os mergulhadores e recuperadores se aproximarem do buraco onde o corpo está preso. O local está devidamente sinalizado e na segunda-feira será feita nova tentativa, desviando o rio a montante, com alguns homens, para aliviar a pressão do caudal no local", explicou a mesma fonte.

Durante a tarde as operações mobilizaram 14 elementos dos bombeiros de Arcos de Valdevez, incluindo mergulhadores, e duas equipas do GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro) da GNR, especialistas no socorro em montanha.

Estas operações, que decorrem numa zona de serra da freguesia do Soajo, concelho de Arcos de Valdevez, serão retomadas pelas 08:30 de segunda-feira, indicou a mesma fonte.

Além de líder da JS local, João Barbosa era deputado do PS à Assembleia Municipal de Ponte da Barca, disse à Lusa fonte do partido.

Esta tarde seguia à frente de um grupo de quatro canoístas que desciam o rio e terá sido surpreendido numa queda de água, cerca das 12:00.

"Foi jogado pela corrente contra um buraco das rochas, uma espécie de sifão", explicou a mesma fonte.

Trata-se do segundo caso do género, em duas semanas, registado na região.

A 05 de janeiro, um outro canoísta, de 33 anos, que descia o rio Âncora, em Freixeiro de Soutelo, Viana do Castelo, sofreu acidente idêntico.

O corpo deste canoísta seria recuperado pelos bombeiros dois dias depois.

PYJ // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Despiste de carro em Ponte de Lima deixa vítima encarcerada

Uma vítima sofreu ferimentos e encontra-se encarcerada, na sequência de um despiste seguido de capotamento, que ocorreu ao início da tarde desta segunda-feira na fregusian de Friastelas, em Ponte de Lima, confirmou apurou o Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.