Portugal mantém 3ª maior dívida pública europeia no 4º trimestre de 2017 apesar do recuo

Portugal mantém 3ª maior dívida pública europeia no 4º trimestre de 2017 apesar do recuo
| Economia
Porto Canal com Lusa

A dívida pública recuou na zona euro (86,7%) e na União Europeia (UE 81,6%) no quatro trimestre de 2017, com Portugal a manter a terceira maior (125,7%), apesar da forte diminuição homóloga e trimestral, segundo o Eurostat.

Na zona euro, o rácio da dívida em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) recuou, entre outubro e dezembro de 2017, para os 86,7%, face aos 89,0% homólogos e aos 88,1% do terceiro trimestre.

Na UE, a dívida pública recuou, também, para os 81,6% do PIB, quer em termos homólogos (83,3%), quer em cadeia (82,4%).

Portugal mantém a terceira maior dívida entre os Estados-membros (125,7%), depois da Grécia (178,6%) e da Itália (131,8%).

O boletim do gabinete de estatísticas da UE mostra, ainda assim, que Portugal registou a sexta maior quebra homóloga da dívida (-4,2 pontos percentuais) e a segunda face ao trimestre anterior (-4,9 pontos).

Os maiores recuos homólogos da dívida pública foram observados em Chipre (-9,1 pontos), Malta (-5,4 pontos) e Áustria (-5,1) e os trimestrais em Chipre (-5,0), Portugal e Eslovénia (-4,9 pontos percentuais cada) e na Irlanda (-4,0).

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Confira as alterações da Taxa Euribor

A taxa Euribor desceu esta sexta-feira a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira.

Há boas notícias para os automobilistas. Confira as alterações nos preços dos combustíveis

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, tal como ocorreu na semana passada. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vão baixar.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.