Cientistas criam por acaso enzima capaz de destruir plástico

| País
Porto Canal com Lusa

Tampa, Estados Unidos, 17 abr (Lusa) - Um acaso levou à criação de uma enzima capaz de destruir plástico e que cientistas americanos e britânicos esperam que possa ser usada no combate à poluição dos oceanos.

A investigação centrou-se numa bactéria descoberta no Japão que se alimenta exclusivamente de um tipo de plástico usado principalmente em garrafas.

Os investigadores da universidade britânica de Portsmouth e do laboratório nacional de energia renovável do Departamento de Energia norte-americano concentraram-se numa enzima específica para descobrir a sua estrutura e acabaram por criar uma nova versão dessa enzima que é mais potente que a original.

"Embora seja um avanço modesto, esta descoberta inesperada sugere que há margem para melhorar essas enzimas, para nos aproximarmos de uma solução de reciclagem da montanha crescente de plástico deitado fora", afirmou John McGeehan, da faculdade de biologia de Portsmouth.

A meta é poder criar um processo industrial de destruição de plástico, que vai parar aos oceanos ao ritmo de mais de oito milhões de toneladas por ano.

APN // JMR

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.