Fátima recebe com "grande alegria" decreto que abre caminho à beatificação de cónego

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 abr (Lusa) - O Santuário de Fátima recebeu hoje com "grande alegria e regozijo" o reconhecimento por parte do papa Francisco das "virtudes heroicas" do cónego Formigão, disse em comunicado o reitor, padre Carlos Cabecinhas.

"É com grande alegria e regozijo que vemos este reconhecimento" que, por um lado, "revela que o cónego Formigão foi um grande apóstolo de Fátima", mas, por outro, "também mostra o reconhecimento da igreja pela forma exemplar como viveu e conduziu a sua vida", disse o responsável pelo Santuário de Fátima.

Este reconhecimento "sinaliza, uma vez mais, Fátima como uma escola de santidade", acrescentou.

O reitor do santuário deu ainda os parabéns à congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, fundada pelo sacerdote que foi figura incontornável na investigação às 'aparições' na Cova da Iria.

O papa Francisco aprovou hoje a publicação do decreto que reconhece as "virtudes heroicas" do cónego Formigão, após uma audiência concedida ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé), cardeal Angelo Amato.

"Este é um passo central no processo que leva à proclamação de um fiel católico como beato, penúltima etapa para a declaração da santidade; para a beatificação, exige-se o reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão do agora venerável Manuel Formigão", lê-se no portal do Santuário de Fátima.

Manuel Nunes Formigão nasceu em 01 de janeiro de 1883 e foi ordenado padre em Roma, em 04 de abril de 1908, após ter estudado Teologia e Direito Canónico na universidade.

Com as 'aparições' de Fátima, em 1917, recebeu o convite do arcebispo de Mitilene para investigar a ocorrência e está presente na 5.ª 'aparição' (setembro) na Cova da Iria; efetua vários interrogatórios aos videntes que são a primeira fonte com que de imediato divulga o acontecimento de Fátima.

Faleceu em 30 de janeiro de 1958 e, devido à fama de santidade, a Conferência Episcopal Portuguesa anuiu em 2000 à introdução da causa de beatificação e canonização deste sacerdote.

DF (GC) // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.