PSP regista 438 infrações na segurança privada de janeiro a março

PSP regista 438 infrações na segurança privada de janeiro a março
| País
Porto Canal com Lusa

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) detetou, no primeiro trimestre deste ano, 438 infrações contraordenacionais na atividade de segurança privada, mais do dobro do registado no período homólogo de 2017.

Em comunicado o Cometlis explica que, através do seu Núcleo de Segurança Privada, intensificou as ações de fiscalização dirigidas a este setor, pela importância que a segurança privada representa.

Nos primeiros três meses de 2018 foram realizadas 819 ações de fiscalização, um aumento de 38,6% face ao período homologo de 2017.

Durante estas ações 1.857 seguranças privados foram fiscalizados o que representa um aumento de 14,1 % face ao mesmo período de 2017.

Segundo a PSP, neste período, foram ainda detetados sete crimes relacionados com a atividade, além de terem sido detidos cinco pessoas pelo exercício ilícito da atividade de segurança privada.

A Polícia de Segurança Pública, entidade que faz o licenciamento e regulação da atividade de segurança privada, e o Comando Metropolitano de Lisboa adiantam que, considerando a relevância deste setor de atividade na sua área de responsabilidade, continuará, ao longo de 2018, a intensificar a fiscalização do exercício da atividade de segurança privada, nas suas diversas vertentes.

O último Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), divulgado a 29 de março, alertava para a existência de grupos criminosos violentos e organizados ligados à segurança privada no âmbito da diversão noturna, atividade que se tem consolidado na última década.

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.