Quase 80% dos portugueses consideram que integração de imigrantes é positiva

| País
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 13 abr (Lusa) -- Portugal é o segundo país da União Europeia onde a perceção sobre a integração dos imigrantes é mais positiva, revelou hoje um estudo publicado pelo Eurobarómetro.

De acordo com o estudo, cujo trabalho de campo foi realizado em outubro de 2017, a perceção portuguesa sobre a integração dos imigrantes na sociedade suplanta largamente a média europeia, fixada nos 54% e 77% dos portugueses consideram que a integração dos imigrantes é bem-sucedida, um número só superado pela Irlanda (80%).

A sondagem indica ainda que os cidadãos portugueses estão entre aqueles que mais defendem que a inclusão com sucesso dos imigrantes na sociedade é um processo de dois sentidos.

Para 83% dos portugueses, a inclusão bem-sucedida é uma responsabilidade partilhada entre sociedade e imigrantes, uma ideia que, a nível comunitário, é partilhada apenas por 69% dos cidadãos.

O estudo "Integração de imigrantes na União Europeia" dá ainda conta que os portugueses acreditam que fomentar a sua inclusão é um investimento necessário a longo prazo para o país (85% contra 69% da média comunitária), e que consideram que a imigração é mais uma oportunidade (32%) do que um problema (26%).

Entre as medidas para apoiar a integração dos imigrantes, os portugueses, em linha com a opinião comunitária, apontam a inscrição dos filhos destes na pré-escola (97%), a melhoria ou introdução de programas de integração (92%), ou a oferta de cursos de línguas (91%) como os principais mecanismos de apoio.

A sondagem do Eurobarómetro baseou-se em 28.080 entrevistas a nível europeu, 1.099 das quais em Portugal.

AMG // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.