Operações de busca pelos austríacos desaparecidos no Meco suspensas devido ao mau tempo

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 abr (Lusa) -- As operações de busca pelos dois cidadãos austríacos desaparecidos na praia do Meco, em Sesimbra, distrito de Setúbal, foram retomadas às 07:30, mas suspensas pouco depois devido ao mau tempo, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Em declarações à agência Lusa, uma fonte da AMN disse que as buscas pelos dois desaparecidos que praticavam parapente e foram arrastados pelo mar na segunda-feira foram retomadas às 07:30, tendo sido empenhadas uma lancha, mergulhadores do corpo forense da Polícia Marítima e o helicóptero da Força Aérea.

"Contudo, a agitação marítima forte e a fraca visibilidade levaram à suspensão das buscas cerca das 08:45", adiantou a mesma fonte, salientando que em terra vão permanecer elementos dos bombeiros e da Polícia Marítima.

As operações de resgate têm sido dificultadas pelo estado de mar, que apresenta uma forte ondulação na zona onde ocorreu o acidente.

O acidente ocorreu na segunda-feira de manhã na praia do Meco, quando três cidadãos austríacos praticavam parapente, tendo um deles morrido e os outros dois sido dados como desaparecidos.

As duas pessoas desaparecidas integravam um grupo de turistas austríacos que chegou a Portugal na semana passada para a prática da modalidade de parapente.

O acidente ocorreu quando uma mulher aterrou numa praia do Meco, muito perto da água, tendo sido arrastada para o mar, juntamente com o parapente. Dois outros austríacos do mesmo grupo, que tinham aterrado pouco antes no mesmo local, foram em socorro da mulher, mas acabaram, também eles, por ser arrastados para o mar.

O corpo de uma das três vítimas foi encontrado ainda na segunda-feira, mas já sem vida.

Na terça-feira, "durante a baixa-mar, foram realizadas três tentativas de agarrar o parapente pelo recuperador do helicóptero da Força Aérea Portuguesa, com recurso a um gancho ligado a um cabo que se estendia para terra, numa operação de elevada complexidade, contudo, não foi possível retirá-lo do mar".

O parapente tinha sido localizado a cerca de 50 metros do local onde ocorreu o acidente, numa zona de rebentação, o que dificulta bastante a operação de resgate.

DD (GR) // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Sistema de controlo de fronteiras afetado por problemas no 'datacenter' da AIMA

O sistema de controlo de fronteiras foi esta segunda-feira afetado devido a problemas no arrefecimento do ‘datacenter’ da Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA), revelou o gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.