Um milhão de euros para combater abandono e insucesso escolares em Montalegre

| Norte
Porto Canal com Lusa

Montalegre, Vila Real, 11 abr (Lusa) -- A Câmara de Montalegre vai aplicar cerca de um milhão de euros na implementação de três projetos que visam combater o abandono e o insucesso escolares no concelho, anunciou hoje o município.

As medidas serão aplicadas até 2021 e têm financiamento comunitário, cabendo à autarquia a comparticipação nacional de 150 mil euros.

"É um projeto que só vigora no período de vigência do programa Norte 2020, para três anos, e não há garantias de continuidade, infelizmente. Se é uma medida para combater o abandono e o insucesso escolar, deveria ter continuidade anual. No meu entender, esta forma tira-lhe profundidade", afirmou em comunicado o presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves.

São três projetos a concretizar, entre eles o "Crescer juntos -- equipa multidisciplinar", que terá um financiamento de 340 mil euros. Serão ainda aplicados 462 mil euros no programa de "Enriquecimento curricular" e 99 mil euros são destinados à iniciativa "Montalegre, uma ideia de Natureza - Ambiente e Património".

No âmbito do primeiro projeto vai ser criada uma equipa multidisciplinar composta por três técnicos nas áreas de serviço social, psicologia e terapia da fala, para acompanhamento permanente aos alunos, nomeadamente aqueles que revelem maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar e comportamentos de risco.

O "Enriquecimento curricular" pretende contribuir para a inclusão educativa e social das crianças e jovens, promovendo a igualdade de oportunidades e a redução das assimetrias sociais e potenciar o sucesso escolar com base na interação de serviços e recursos a nível local.

Para o efeito será promovido um conjunto de atividades artísticas (música, teatro, expressão plástica) e tecnológicas com vista a fomentar o desenvolvimento integral das crianças do pré-escolar.

Paralelamente, para os alunos mais velhos, serão criados e desenvolvidos clubes e oficinas direcionadas para o desporto, ciências, letras, artes, música e multimédia que integram também uma dimensão de desenvolvimento das competências pessoais e sociais.

O terceiro projeto quer levar as crianças e jovens à descoberta do património cultural e natural do concelho, que abrange área do Parque Nacional da Peneda Gerês.

Foram assinados hoje os protocolos entre as entidades envolvidas no projeto: o município, o Agrupamento de Escolas doutor Bento da Cruz, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Montalegre e o Ecomuseu - Associação de Barroso.

Orlando Alves explicou que estes protocolos foram elaborados no âmbito do pacto de desenvolvimento do Alto Tâmega, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal, e referiu que se quer desenvolver um programa "consolidado para a promoção do sucesso educativo".

PLI // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.