Quatro novos casos fazem subir número de infetados para 90

Quatro novos casos fazem subir número de infetados para 90
| País
Porto Canal com Lusa

O surto de sarampo infetou até hoje 90 pessoas, o que aumenta o balanço em quatro casos relativamente a segunda-feira, segundo a informação diária da Direção Geral da Saúde (DGS).

De acordo com a informação da DGS, três dos quatro novos casos confirmados laboratorialmente já estavam em investigação na terça-feira e já estão curados.

Há ainda 15 casos em investigação, refere a DGS e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge no boletim epidemiológico de hoje.

Os casos confirmados aconteceram todos em adultos, sendo que 49 eram mulheres e 13 não estavam vacinados. Destes 90, 74 pessoas eram profissionais de saúde.

Segundo a DGS, o vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra.

Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Este organismo do Ministério da Saúde indica que “os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal”.

+ notícias: País

Supremo rejeita pedido de Sócrates para afastar juízas

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) recusou o pedido de José Sócrates para afastamento de duas das juízas do Tribunal da Relação de Lisboa que decidiram levar o antigo primeiro-ministro a julgamento por corrupção no processo "Operação Marquês".

Quanto ganham em média os portugueses?

A remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) aumentou 6,1%, para 1.443 euros, no primeiro trimestre face ao período homólogo, mas em termos reais a subida foi de 3,8%, divulgou esta quinta-feira o INE.

Emirates lança recrutamento em duas cidades do Norte do país

A principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos vai realizar ações de recrutamento em duas cidades do Norte do país no final do mês de maio. O anúncio foi feito no website oficial da companhia área.