Professores voltam a mobilizar-se contra a prova actualmente suspensa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 jan (Lusa) -- Os professores que integram o movimento Boicote & Cerco voltam a reunir-se esta semana para decidir novas formas de mobilização contra a prova de acesso à carreira docente, atualmente suspensa por decisão judicial, e preparar um encontro nacional.

"A prova está suspensa, mas não está enterrada, continua no Estatuto da Carreira Docente", disse hoje à agência Lusa o professor André Pestana, porta-voz do movimento, antes da primeira de 15 reuniões regionais, que esta noite têm início, em Faro.

Ao todo são 15 cidades, onde os professores vão reunir-se com vista à mobilização contra a prova, "caso surja um novo ataque por parte do Ministério da Educação", afirmou.

As reuniões servirão também para preparar um encontro nacional, a realizar a 01 de fevereiro em Coimbra, em que será discutida a criação oficial de um novo movimento nacional de professores, acrescentou.

A prova imposta aos professores contratados realizou-se no dia 18 de dezembro, mas apenas foi concretizada por cerca de metade dos professores, segundo estimativas sindicais.

Dados do Ministério da Educação indicavam, mais tarde, que menos de 30 por cento dos professores contratados inscritos na Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC) foram afetados pela greve marcada pelos sindicatos pelos e incidentes ocorridos nesse dia.

Na terça-feira, a Fenprof e outros cinco sindicatos de professores foram ouvidos pelos deputados da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, da Assembleia da República, para denunciar o quadro "absolutamente grotesco" em que se realizou a prova de avaliação docente.

O Ministério da Educação anunciou na altura que iria recorrer da decisão de dois tribunais de suspender a prova, pelo que o processo não está encerrado.

Além de Faro, os professores têm encontros programados em Viana do Castelo, Braga, Guimarães, Vila Real, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Elvas, Guarda, Évora, Lisboa, Almada e Barreiro.

AH (IMA) // GC.

Lusa/fim

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.