Avaliação do desempenho passa a ser critério prioritário nos despedimentos

Avaliação do desempenho passa a ser critério prioritário nos despedimentos
| Política
Porto Canal

A avaliação do desempenho vai passar a ser o primeiro critério a considerar no processo de despedimento por extinção do posto de trabalho, anunciou hoje o ministro Pedro Mota Soares.

Reunido hoje em sede de Concertação Social, o Governo aceitou com os parceiros modificar a proposta de alteração às normas relativas a despedimentos por extinção do posto de trabalho, estabelecendo prioridades seis critérios a considerar no processo.

A seguir à avaliação do desempenho estão as habilitações académicas e profissionais e o custo do trabalhador para a empresa.

"Perante um caso em concreto o empregador deve respeitar a ordem. Se houver trabalhadores com a mesma avaliação de desempenho, passa para o critério seguinte", explicou o governante.

Assim, depois da avaliação do desempenho e das habilitações, o terceiro critério a considerar será o custo do trabalhador para a empresa, a menor experiência na função, a menor antiguidade e a "menos débil" situação económica e familiar.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.