Proteção Civil recomenda cuidados face à previsão de neve, vento e agitação marítima

Proteção Civil recomenda cuidados face à previsão de neve, vento e agitação marítima
| País
Porto Canal com Lusa

A Proteção Civil emitiu hoje um aviso à população devido à previsão de queda de neve, vento e agitação marítima, aconselhando especial cuidado na condução, face à possível formação de lençóis de água nas vias de circulação.

Com base na informação meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para as próximas 72 horas, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) salienta que hoje o vento, com rajadas de sudoeste, pode atingir os 80 quilómetros por hora no litoral e os 95 nas terras altas. Prevê-se que diminua de intensidade a partir do final da tarde de sábado.

Acima dos 600 a 800 metros de altitude, está prevista queda de neve nas regiões do norte e centro, nomeadamente nas serras do Gerês, Marão, Alvão, Montemuro e Estrela.

Na costa ocidental, a agitação marítima pode levar a ondas com mais de quatro metros de altura, a partir do início da madrugada, aumentando até seis metros a sul do cabo Raso. A norte do cabo, as ondas poderão atingir os 10 e os 12 metros, segundo a mesma fonte.

As condições descritas são favoráveis à formação de gelo nas estradas, piso escorregadio, danos em estruturas montadas ou suspensas, queda de ramos de árvores e acidentes na orla costeira, bem como derrocadas ou deslizamentos de terras.

A Proteção Civil recomenda medidas preventivas, como a limpeza dos sistemas de escoamento de águas, uma condução defensiva, reduzindo a velocidade, e a adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes e placas,

Ter especial cuidado "na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros", evitando a circulação e permanência nestes locais, é outra recomendação.

Com estas condições não devem ser praticadas atividades relacionadas com o mar, seja pesca desportiva, desportos náuticos ou passeios à beira-mar.

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.