Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas deve ser dotado de mais meios

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 mar (Lusa) - A comissão técnica independente (CTI) defende a revisão da estrutura do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e um reforço de meios nesta entidade.

Esta é uma das conclusões da comissão criada pelo parlamento, que entregou hoje o seu relatório na Assembleia da República, em Lisboa, sobre os incêndios de 14, 15 e 16 de outubro de 2017 nas regiões Centro e Norte, que provocaram 48 mortos.

A CTI afirma que a monitorização do ICNF às ações planeadas nas Redes de Defesa da Floresta Contra Incêndios (RDFCI), ao nível municipal e distrital, é "relativamente inconstante, em função dos recursos disponíveis para as diversas tarefas e prioridades de serviço".

"A monitorização da sua execução, se excetuarmos os pontos de água, não foi nunca objeto de sistematização e de divulgação pública e operacional", sublinha a comissão, considerando que esta informação é "da maior importância".

Deverá, por isso, "ser dada a máxima relevância a este assunto", defende a CTI.

"É importante que se proceda à sistematização da recolha e tratamento de informação de forma a melhorar o estado da arte sobre tipologias de intervenções para gestão de combustíveis, sua eficácia e sobretudo eficiência, que conduzam à sua constante melhoria e à produção de guias técnicos de apoio à decisão e ao planeamento local", refere a comissão.

Apesar disso, os membros da comissão reconhecem que, no estado atual da instituição, "é possível que a mesma não disponha de capacidade e dos meios necessários" para a persecução dos objetivos.

Face à falta de recursos, deve haver uma reorganização do instituto e um "reforço da sua capacitação", vinca a comissão.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.