Surto de difteria causou 70 mortos entre 1.300 casos no Iémen

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cairo, 17 mar (Lusa) -- O Iémen registou oficialmente mais de 1.300 casos de difteria desde outubro de 2017, surto que já causou pelo menos 70 mortos num país assolado por uma violenta guerra civil, indicou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Num comunicado, a OMS realça que as crianças e adolescentes representam mais d 80% dos casos de difteria, doença altamente contagiosa e potencialmente fatal que afeta sobretudo as vias respiratórias (amígdalas, faringe, laringe, traqueia, brônquios e nariz) e, às vezes, na pele.

Na sexta-feira, a OMS deu por concluída uma campanha de vacinação a 2,7 milhões de crianças contra a doença nos 11 distritos em que se divide administrativamente o país.

O Iémen está mergulhado desde março de 2015 numa guerra civil que opõe uma coligação pró-saudita que apoia o Governo internacionalmente reconhecido a rebeldes xiitas apoiados pelo Irão.

JSD // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.