Portal do utente com um milhão de inscritos e 16 mil acessos diários de médicos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jan (Lusa) - O portal de saúde que permite aos utentes marcarem consultas e pedirem receitas on-line conta já com um milhão de pessoas registadas e com uma média de 16 mil acessos diários por parte de profissionais de saúde.

O Portal do utente prepara-se agora para lançar novas funcionalidades como o e-boletim infantil, que emite alertas aos pais sobre as datas das consultas e vacinas dos filhos.

De acordo com fonte dos serviços partilhados do Ministério da Saúde, que quarta-feira apresenta uma campanha de divulgação sobre a importância deste portal, o e-boletim infantil "vai avançar".

A versão digital do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil -- alternativo ao tradicional em papel -- permite aceder facilmente à informação, através da internet, e dispõe de sistemas automáticos de alerta para os pais sobre datas de marcação de consultas, reforço de vacinas ou realização de exames clínicos.

Pronto para arrancar dentro de dias está o portal do profissional, dirigido aos profissionais de saúde, que desse modo podem consultar on-line os seus ficheiros e aceder a informação clínica relevante.

Em desenvolvimento, mas mais atardados, estão os portais internacional e institucional, adiantou a mesma fonte.

Olga Silva explicou que o portal internacional visa a partilha de informação dos utentes entre países, em particular da União Europeia.

Se um estrangeiro estiver em Portugal e necessitar de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), o médico poderá aceder à ficha clínica deste doente, o que facilitará a consulta e o diagnóstico.

Este é um portal que está em desenvolvimento na União Europeia e está ainda em fase muito inicial.

O portal institucional visa o tratamento de dados estatísticos, organiza-os de maneira a que possam ser utilizados, em função das necessidades.

"Queremos tratar de um determinado assunto na saúde, o portal recolhe os dados", explicou Olga Silva.

O portal do utente, que já está a funcionar, mas para o qual é necessário o cartão do cidadão, tem como principal objetivo ajudar os utentes a aceder ao SNS com mais facilidade.

Através dessa plataforma on-line o utente pode marcar consultas, pedir receituário crónico, consultar informação sobre a sua saúde.

Usando como exemplo um desportista, este utente pode recolher toda a informação que relaciona o desporto com a saúde.

"Pode ainda registar dados e ver a evolução que tem tido", disse, acrescentando que este portal permite "tomar conta da saúde e contactar com profissionais, com facilidade, sem perder tempo e sem gastar dinheiro.

Em estudo está ainda a possibilidade de campanhas ligadas à saúde virem a ser lançadas no portal, adiantou.

AL // GC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.