GNR vai investigar alegado caso de 'bullying' em escola de Braga

| Norte
Porto Canal

A GNR vai investigar um alegado caso de 'bullying' na Escola EB 2,3 de Palmeira, Braga, que poderá ter estado na origem do suicídio de um aluno de 15 anos, disse hoje à Lusa fonte daquela força.

A fonte garantiu que não chegou à GNR qualquer queixa dos pais ou dos responsáveis da escola, mas sublinhou que essa não é condição "sine qua non" para o avanço das investigações, porque o crime de violência escolar, que inclui o 'bullying', é público.

"Vamos, através da nossa Secção de Programas Especiais, averiguar o caso agora tornado público", acrescentou.

Segundo a edição de hoje do Correio da Manhã, um aluno de 15 anos suicidou-se no sábado, tendo alegadamente deixado bilhetes em que se queixava de ser vítima de 'bullying'.

Um amigo contou àquele jornal que uma vez o referido aluno foi mesmo despido no recreio da escola.

O novo crime de violência escolar, aprovado em outubro de 2010, na generalidade, em Conselho de Ministros, é punido com pena de um a cinco anos de prisão, segundo anunciou na altura a então ministra da Educação, Isabel Alçada.

No caso dos menores de 16 anos, são aplicadas, em alternativa, medidas tutelares educativas, já que estes jovens são "inimputáveis para efeitos da lei penal" portuguesa.

Quanto aos restantes agressores, a moldura penal é semelhante à aplicada nos casos de violência doméstica.

O projeto de lei do PS que criou aquele crime foi aprovado na Assembleia da República a 21 de janeiro de 2011.

O crime de violência escolar inclui intimidações, agressões, assédios de natureza física ou psicológica e atos de violência contra alunos e membros da comunidade escolar.

+ notícias: Norte

Acidente entre três carros e camião condiciona A28 em Matosinhos

Uma colisão em cadeia entre três carros e um camião condicionou a A28 no final da tarde desta quinta-feira, no sentido Sul/Norte. De acordo com fonte dos meios no local, o acidente envolveu dois feridos que foram transportados para o hospital.

Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu

Quatro homens e uma mulher foram detidas por alegado tráfico de estupefacientes em cinco concelhos da região de Viseu, anunciou a Guarda Nacional Republicana (GNR), que também apreendeu diverso material.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.